O Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames) é um evento criado em 2015 a partir da congregação de três eventos:
O EPoGames 2015 será realizado no período de 7 a 18 de dezembro de 2015 nas instalações físicas do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e contará com a oferta de oficinas da Hora do Código, minicursos, apresentações de trabalhos, mesas-redondas e palestras com pesquisadores e empresários de renome nacional. Além disso, o evento propõe duas competições: o Desafio Games & Educação e um Festival de Jogos.
Horário | Local | Vagas |
---|---|---|
Segunda, 07 de dezembro de 2015 | ||
08h00 às 09h00 | Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
09h30 às 10h30 | Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
11h00 às 12h00 | Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
14h00 às 15h00 | Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
15h30 às 16h30 | Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
17h00 às 18h00 | Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
19h00 às 20h00 | Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
20h30 às 21h30 | Laboratórios A102, A103, A303*, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
Terça, 08 de dezembro de 2015 | ||
08h00 às 09h00 | Laboratórios A102, A104, A303, A305 (IMD/UFRN) | 120 |
09h30 às 10h30 | Laboratórios A102, A104, A303, A305 (IMD/UFRN) | 120 |
11h00 às 12h00 | Laboratórios A102, A104, A303, A305 (IMD/UFRN) | 120 |
14h00 às 15h00 | Laboratórios A102, A104, A304 (IMD/UFRN) | 90 |
15h30 às 16h30 | Laboratórios A102, A104, A304 (IMD/UFRN) | 90 |
17h00 às 18h00 | Laboratórios A102, A104, A304 (IMD/UFRN) | 90 |
19h00 às 20h00 | Laboratório A104 (IMD/UFRN) | 30 |
20h30 às 21h30 | Laboratório A104 (IMD/UFRN) | 30 |
Quarta, 09 de dezembro de 2015 | ||
08h00 às 09h00 | Laboratórios A103, A303, A305, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
09h30 às 10h30 | Laboratórios A103, A303, A305, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
11h00 às 12h00 | Laboratórios A103, A303, A305, A309 (IMD/UFRN) | 120 |
14h00 às 15h00 | Laboratórios A103, A303, A309 (IMD/UFRN) | 90 |
15h30 às 16h30 | Laboratórios A103, A303, A309* (IMD/UFRN) | 90 |
17h00 às 18h00 | Laboratórios A103, A303, A309 (IMD/UFRN) | 90 |
19h00 às 20h00 | Laboratórios A103, A104, A309 (IMD/UFRN) | 90 |
20h30 às 21h30 | Laboratórios A103, A104, A309 (IMD/UFRN) | 90 |
Quinta, 10 de dezembro de 2015 | ||
08h00 às 09h00 | Laboratórios A101, A303, A305 (IMD/UFRN) | 90 |
09h30 às 10h30 | Laboratórios A101, A303, A305 (IMD/UFRN) | 90 |
11h00 às 12h00 | Laboratórios A101, A303, A305 (IMD/UFRN) | 90 |
14h00 às 15h00 | Laboratórios A104, A304 (IMD/UFRN) | 60 |
15h30 às 16h30 | Laboratórios A104, A304 (IMD/UFRN) | 60 |
17h00 às 18h00 | Laboratórios A104, A304 (IMD/UFRN) | 60 |
19h00 às 20h00 | Laboratórios A101, A104 (IMD/UFRN) | 60 |
20h30 às 21h30 | Laboratórios A101, A104 (IMD/UFRN) | 60 |
Sexta, 11 de dezembro de 2015 | ||
08h00 às 09h00 | Laboratórios A102, A104, A304, A307 (IMD/UFRN) | 120 |
09h30 às 10h30 | Laboratórios A102, A104, A304, A307 (IMD/UFRN) | 120 |
11h00 às 12h00 | Laboratórios A102, A104, A304, A307 (IMD/UFRN) | 120 |
14h00 às 15h00 | Laboratórios A102, A103, A104, A304, A309 (IMD/UFRN) | 150 |
15h30 às 16h30 | Laboratórios A102, A103, A104, A304, A309 (IMD/UFRN) | 150 |
17h00 às 18h00 | Laboratórios A102, A103, A104, A304, A309 (IMD/UFRN) | 150 |
Sábado, 12 de dezembro de 2015 | ||
08h00 às 09h00 | Laboratórios A104, A304, A309 (IMD/UFRN) | 90 |
09h30 às 10h30 | Laboratórios A104, A304, A309 (IMD/UFRN) | 90 |
11h00 às 12h00 | Laboratórios A104, A304, A309 (IMD/UFRN) | 90 |
14h00 às 15h00 | Laboratórios A101, A102, A103, A104, A304, A305, A309 (IMD/UFRN) | 210 |
15h30 às 16h30 | Laboratórios A101, A102, A103, A104, A304, A305, A309 (IMD/UFRN) | 210 |
17h00 às 18h00 | Laboratórios A101, A102, A103, A104, A304, A305, A309 (IMD/UFRN) | 210 |
Horário | Minicurso | Categoria | Nível | Ministrante(s) | Local | Vagas |
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Segunda, 14 de dezembro de 2015 | ||||||
09h00 às 12h00 | 01: Desenvolvimento de jogos com Construct 2 (Parte 1) | Motores de jogos | Introdutório | Wendell Oliveira | Sala A307 (IMD/UFRN) | 30 |
02: Desenvolvimento de jogos com Unity 5 (Turma1 - Parte 1) | Motores de jogos | Introdutório | Isaac Beserra, Lucas Câmara |
Sala A103 (IMD/UFRN) | 30 | |
03: Criação de quadrinhos (Parte 1) | Artes e design | Introdutório | João Bosco | Sala A306 (IMD/UFRN) | 20 | |
14h00 às 17h00 | 01: Desenvolvimento de jogos com Construct 2 (Parte 2) | Motores de jogos | Introdutório | Wendell Oliveira | Sala A307 (IMD/UFRN) | 30 |
02: Desenvolvimento de jogos com Unity 5 (Turma 1 - Parte 2) | Motores de jogos | Introdutório | Isaac Beserra, Lucas Câmara |
Sala A103 (IMD/UFRN) | 30 | |
03: Criação de quadrinhos (Parte 2) | Artes e design | Introdutório | João Bosco | Sala A306 (IMD/UFRN) | 20 | |
Terça, 15 de dezembro de 2015 | ||||||
09h00 às 12h00 | 04: Game design (Parte 1) | Artes e design | Introdutório | Tendson Silva | Sala B321 (IMD/UFRN) | 40 |
05: Roteirização (Parte 1) | Artes e design | Introdutório | João Bosco | Sala A306 (IMD/UFRN) | 20 | |
14h00 às 17h00 | 04: Game design (Parte 2) | Artes e design | Introdutório | Tendson Silva | Sala B321 (IMD/UFRN) | 40 |
05: Roteirização (Parte 2) | Artes e design | Introdutório | João Bosco | Sala A306 (IMD/UFRN) | 20 | |
18h00 às 21h00 | 06: Modelagem de cenários e personagens 2D (Parte 1) | Artes e design | Introdutório | Narto Júnior | Sala A305 (IMD/UFRN) | 30 |
Quarta, 16 de dezembro de 2015 | ||||||
09h00 às 12h00 | 07: Programação com Scratch (Parte 1) | Algoritmos e programação | Introdutório | João Neto Guimarães | Sala A305 (IMD/UFRN) | 30 |
08: Personagens inteligentes para jogos (Parte 1) | Algoritmos e programação | Avançado (necessita boas noções de programação com C++) | Caio Freitas | Sala A309 (IMD/UFRN) | 30 | |
09: Desenvolvimento de jogos com Unity 5 (Turma 2 - Parte 1) | Motores de jogos | Introdutório | Isaac Beserra, Lucas Câmara |
Sala A103 (IMD/UFRN) | 30 | |
14h00 às 17h00 | 07: Programação com Scratch (Parte 2) | Algoritmos e programação | Introdutório | João Neto Guimarães | Sala A305 (IMD/UFRN) | 30 |
08: Personagens inteligentes para jogos (Parte 2) | Algoritmos e programação | Avançado (necessita boas noções de programação com C++) | Caio Freitas | Sala A309 (IMD/UFRN) | 30 | |
09: Desenvolvimento de jogos com Unity 5 (Turma 2 - Parte 2) | Motores de jogos | Introdutório | Isaac Beserra, Lucas Câmara |
Sala A103 (IMD/UFRN) | 30 | |
18h00 às 21h00 | 06: Modelagem de cenários e personagens 2D (Parte 2) | Artes e design | Introdutório | Narto Júnior | Sala A305 (IMD/UFRN) | 30 |
Horário | Atividade | Participantes |
---|---|---|
Quinta, 17 de dezembro de 2015 | ||
08h00 às 09h00 | Credenciamento | |
09h00 às 09h30 | Apresentação cultural | |
09h30 às 10h00 | Abertura do evento | |
10h00 às 12h00 | Mesa-redonda: Avanços realizados na área de jogos digitais no RN, novas oportunidades e desafios |
Bosco Freire (Sebrae-RN) Charles Madeira (IMD-UFRN) Emerson Alencar (Senai-RN) Marcelo Barbosa (IFRN) Tiago Souza (UnP) Mediador: André Brito |
12h00 às 14h00 | Intervalo para almoço | |
14h00 às 16h45 | Apresentação dos artigos aceitos para publicação | |
16h45 às 17h15 | Intervalo para coffee-break | |
17h15 às 19h00 | Mesa-redonda: Evolução dos jogos no contexto dos esportes eletrônicos |
Aderson "Potiguar" Jamier (Jogador profissional) Alyson Souza (IMD-UFRN) Victor Vasconcelos (Saga Entretenimento) Wanderson Bruno (Narrador profissional) Mediador: Isaac Fernandes |
Sexta, 18 de dezembro de 2015 | ||
08h00 às 09h00 | Apresentação de jogos do Festival
|
|
09h00 às 10h00 | Palestra: Núcleo Avançado em Educação (Nave) |
Fernanda Sarmento e Julio Horta (Oi Futuro) |
10h00 às 11h00 | Palestra: Design metodológico para avaliar games e evidências da utilização em sala de aula |
Filomena Moita (UEPB) |
11h00 às 12h00 | Palestra: Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) |
Carla Alexandre (Joy Street) |
12h00 às 14h00 | Intervalo para almoço | |
14h00 às 15h45 | Mesa-redonda: Desafios do uso de jogos digitais como ferramentas pedagógicas |
Carla Alexandre (Joy Street) Eduardo Aranha (DIMAp-UFRN) Fernanda Sarmento (Oi Futuro) Filomena Moita (UEPB) Sandro Cordeiro (NEI-UFRN) Mediador: Roger Tavares |
15h45 às 16h45 | Palestra: Arte conceitual para jogos |
Hugo Vaz (Behold Studios) |
16h45 às 17h15 | Intervalo para coffee-break | |
17h15 às 18h15 | Palestra: Produção da trilha sonora do jogo Toren |
Vinícius Kleinsorgen (Novastrike Soundscape) |
18h15 às 19h00 | Plenária e premiação das competições: Desafio Games & Educação Festival de Jogos |
As inscrições no EPoGames 2015 podem ser realizadas de duas formas:
Categorias | Participantes | 2015 | ||
---|---|---|---|---|
09/Novembro até 06/Dezembro | 07/Dezembro até 13/Dezembro | 14/Dezembro até 16/Dezembro | ||
Oficina da Hora do Código | Profissionais, professores e alunos do ensino superior, professores e alunos do ensino básico ou técnico | Gratuito | Gratuito | ----- |
Minicurso (individual) | Profissionais, professores e alunos do ensino superior, professores e alunos do ensino básico ou técnico | R$ 10,00 | R$ 10,00 | ----- |
Workshops | Profissionais e pesquisadores | R$ 40,00 | R$ 50,00 | R$ 50,00 |
Alunos de pós-graduação | R$ 30,00 | R$ 40,00 | R$ 40,00 | |
Alunos de graduação | R$ 20,00 | R$ 30,00 | R$ 30,00 | |
Professores do ensino básico ou técnico | R$ 15,00 | R$ 20,00 | R$ 20,00 | |
Alunos do ensino básico ou técnico | R$ 10,00 | R$ 15,00 | R$ 15,00 |
Ao longo das últimas duas décadas, o mercado de jogos digitais
passou de uma pequena indústria de nicho para uma área gigantesca da indústria do
entretenimento. Os jogos têm aberto novas perspectivas e aumentado bastante o seu
nível de importância no mundo atual, tanto do ponto de vista econômico quanto do
ponto de vista cultural, educativo, estratégico e tecnológico. Com a popularização
da internet, dos consoles de vídeo game, e dos dispositivos móveis, grandes são os
esforços para torná-los cada vez mais úteis em diversas áreas de aplicação que eram
inesperadas anteriormente, tais como o treinamento militar, o ensino médico, a gestão
de emergências, a educação, o planejamento de cidades, a engenharia espacial, a
produção de filmes, a publicidade, etc., permitindo que uma grande quantidade de
usuários possam tirar proveito das potencialidades oferecidas por estas aplicações.
A crescente imersão das camadas mais jovens da sociedade no mundo dos jogos digitais
e o aumento da participação familiar nessa atividade são fortes motivadores para o uso
da plataforma dos jogos digitais como instrumento de comunicação e aprendizado. Essa
massificação do uso da plataforma dos jogos deu origem a uma nova área conhecida como
Jogos Sérios. Além disso, a comunidade internacional também percebeu que a ideia dos
jogos poderia ser utilizada em aplicações diferente de jogos, criando uma outra área
chamada Gamificação com o intuito de aplicar elementos de jogos e técnicas de game
design para motivar as pessoas nas suas atividades, promovendo a tão esperada mudança
de comportamento.
As barreiras estão, portanto, desaparecendo. A cada ano, mais e mais
pessoas são capazes de enxergar os jogos e suas vertentes como poderosas ferramentas
devido às vantagens do uso da sua tecnologia. Além disso, os novos consoles de vídeo
game estão desafiando noções bem estabelecidas de interatividade, criando uma nova
realidade que possibilita o desenvolvimento de uma infinidade de aplicações em diversas
áreas que podem facilitar bastante as tarefas do cotidiano.
Neste sentido, além das
diversas iniciativas internacionais, novas medidas também estão sendo tomadas pelo
governo brasileiro, uma vez que vem despertado pouco a pouco para as potencialidades existentes nos
jogos digitais. É o caso do
relatório publicado pelo BNDES em 2014, contendo um mapeamento da indústria brasileira
e global de jogos digitais, que deu subsídios para a abertura de
editais de fomentação à área de jogos sérios através do Ministério das Comunicações
em 2014 e 2015.
Em relação à região Nordeste especificamente, a
matéria de capa da Revista TI Nordeste de outubro de 2015 apresenta um cenário bastante
promissor para o mercado regional de jogos digitais.
Caso tenha interesse em respostas a esses questionamentos, o vídeo abaixo poderá ser útil!
Entrevista do programa Educação em Pauta IFRN, veiculada pela TV Câmara em 30/05/2015
Caso tenha interesse, venha participar do Movimento Internacional da Hora do Código e convide outras pessoas a também vir participar deste grande evento!
A Comissão Organizadora do EPoGames 2015 convida a todos que atuam na área de jogos, que sejam voltados ao entretenimento, capacitação, treinamento, educação ou qualquer outro fim, à submeterem seus trabalhos em uma das seguintes trilhas:
A publicação de artigos é adequada para relatos curtos sobre trabalhos
de pesquisa, desenvolvimento, extensão e inovação, completos ou
em andamento, no tema dos jogos. Os artigos podem ser escritos em Português ou Inglês.
Todas as contribuições devem ser trabalhos originais ainda não publicados.
Trabalhos que tenham sido publicados anteriormente ou que estejam sendo submetidos simultaneamente em forma
semelhante para qualquer veículo de publicação (conferências, congressos, revistas, etc.) não serão aceitos.
Os artigos serão avaliados por um processo de revisão duplo-cega e, portanto,
não poderão incluir qualquer informação que permita sua identificação
(nomes, afiliações, auto-referências explícitas, nomes de projetos, agradecimentos, etc). Eles devem conter
no mínimo 2 e no máximo 4 páginas e seguir o formato solicitado pelo
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), que pode ser acessado abaixo.
A lista de assuntos de interesse no domínio dos jogos inclui, mas não está limitada a:
Computação:
O Festival de Jogos está relacionado com o WJogos-RN 2015, sendo uma ótima oportunidade para
divulgação de jogos desenvolvidos por alunos e professores das diversas instituições. Além disso, também é uma ótima forma
de mostrar trabalhos em andamento e captar novos recursos humanos para trabalhar nos respectivos projetos. Por isso, não
precisa esperar que os jogos estejam em nível "profissional". É necessário apenas que
um cenário do jogo (demo jogável) esteja disponível.
Os jogos deverão ser submetidos em uma das seguintes categorias:
Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, é conhecida por suas belezas naturais, lindas praias, dunas, lagoas e coqueirais. É também conhecida como Cidade do Sol, porque o sol brilha durante o ano todo e só descansa nos períodos de chuva entre março e julho. Além dessas vantagens, Natal é considerada a cidade que possui o ar mais puro da América do Sul e possui um dos mais belos litorais do Brasil, que se estende por mais de 400 quilômetros e um povo hospitaleiro que recebe os visitantes de braços abertos. Ponta Negra é a praia mais badalada da cidade, com infra-estrutura de hotéis, restaurantes e vida noturna bem agitada. As praias mais paradisíacas ficam nas cidades vizinhas, destacando-se Pirangi, Barra de Tabatinga e Pipa ao sul da capital, assim como Genipabu e Maracajaú ao norte.
Pedagoga, especialista em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios, mestra em Educação e doutora em Educação na área de concentração em Educação Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa. Faz parte do corpo permanente dos Programas de Pós-graduação Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Mestrado Profissional em Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual da Paraíba. Produtora de material didático, Coordenadora do controle acadêmico e do Estágio Supervisionado do Curso de Administração EAD da Coordenadoria Institucional de Programas Especiais - CIPE/UEPB. Com publicações em periódicos especializados e eventos nacionais e internacionais, capítulos de livros e livros publicados. Possui 4 softwares educativos sobre games no ensino. Coordenadora do Grupo de Pesquisa TDAC - Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento. Pesquisa sobre games e outros artefatos digitais, aquisição do conhecimento e tecnologias assistivas, letramento digital, EAD e formação de professores.
Composer, Orchestrator, Arranger, Sampling Engineer. Co-fundador da empresa de áudio para jogos e mídias Novastrike Soundscape, a qual foi responsável pela produção da trilha sonora do jogo Toren, lançado para PlayStation 4 e PC. Especializado principalmente em trabalhos orquestrais, mas aberto aos mais variados estilos, começou a trabalhar com música para jogos em 2011, em um dos projetos de jogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Artista com foco interação, marketing e cultura, além de interesse em áreas complementares. Co-fundador da Behold Studios, empresa responsável pelo desenvolvimento dos jogos Knights of Pen and Paper e Chroma Squad (vencedor do festival de jogos do SBGames 2015), dentre tantos outros. Tem licenciatura em Design Gráfico pela Universidade de Brasília e Especialização em Jogos Digitais pelo Instituto Superior de Educação de Brasília.
Coordenador: Charles Madeira (IMD/UFRN)
Vice-coordenador: André Campos (DIMAp/UFRN)
Apresentação Cultural: Alyson Souza (IMD/UFRN)
Artigos: José Guilherme Santa Rosa (DEART/UFRN)
Desafio Games & Educação: Eduardo Aranha (DIMAp/UFRN)
Festival de Jogos: Isaac Fernandes (IMD/UFRN)
Hora do Código: Charles Madeira (IMD/UFRN)
Mesas-redondas: André Campos (DIMAp/UFRN)
Minicursos: André Brito (IMD/UFRN)
Palestras: Rogério Tavares (DEART/UFRN)
Informações gerais: charles@imd.ufrn.br
Informações sobre submissão de artigos: jguilhermesantarosa@gmail.com
Informações sobre submissão de jogos: isaacfranco@imd.ufrn.br