O Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames) é um evento criado em 2015 a partir da congregação de três eventos:

  • Movimento Internacional da Hora do Código 2015;
  • 3º Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos-RN 2015);
  • 2º Workshop de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico (WPJDEB 2015).

O EPoGames 2015 será realizado no período de 7 a 18 de dezembro de 2015 nas instalações físicas do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e contará com a oferta de oficinas da Hora do Código, minicursos, apresentações de trabalhos, mesas-redondas e palestras com pesquisadores e empresários de renome nacional. Além disso, o evento propõe duas competições: o Desafio Games & Educação e um Festival de Jogos.

  • Realização do EPoGames: 07 a 18 de dezembro de 2015
  • Oficinas da Hora do Código
    • Início das inscrições: 09 de novembro 2015
    • Fim das inscrições: 06 de dezembro de 2015 12 de dezembro de 2015
    • Realização das oficinas: 07 a 12 de dezembro de 2015
  • Minicursos
    • Início das inscrições: 09 de novembro de 2015
    • Fim das inscrições: 13 de dezembro de 2015
    • Realização dos minicursos: 14 a 16 de dezembro de 2015
  • Workshops WJogos-RN e WPJDEB
    • Início das inscrições: 09 de novembro de 2015
    • Fim das inscrições: 16 de dezembro de 2015
    • Realização dos workshops: 17 e 18 de dezembro de 2015
  • Desafio Games & Educação
    • Início da submissão de jogos: 17 de outubro 2015
    • Fim da submissão dos jogos: 09 de dezembro de 2015
    • Divulgação dos resultados: 12 de dezembro de 2015
    • Premiação dos finalistas: 18 de dezembro de 2015
  • Artigos
    • Início da submissão de artigos: 09 de novembro de 2015
    • Fim da submissão de artigos: 02 de dezembro de 2015 09 de dezembro de 2015 11 de dezembro de 2015
    • Divulgação dos resultados: 09 de dezembro de 2015 12 de dezembro de 2015 14 de dezembro de 2015
    • Prazo para submissão da versão final dos artigos: 13 de dezembro de 2015 15 de dezembro de 2015 16 de dezembro de 2015
    • Prazo para inscrição dos autores dos artigos: 13 de dezembro de 2015 15 de dezembro de 2015 16 de dezembro de 2015
    • Apresentações orais dos artigos: 17 de dezembro de 2015
  • Festival de Jogos
    • Início da submissão de jogos: 09 de novembro de 2015
    • Fim da submissão de jogos: 09 de dezembro de 2015 11 de dezembro de 2015
    • Divulgação dos resultados: 12 de dezembro de 2015 14 de dezembro de 2015
    • Exposição dos jogos aceitos: 17 e 18 de dezembro de 2015
    • Premiação dos finalistas: 18 de dezembro de 2015

De segunda 07 de dezembro a sábado 12 de dezembro de 2015 (Semana da Educação em Ciência da Computação)

Atividades: Oficinas lúdicas de iniciação à programação de computadores com jogos através do Movimento Internacional da Hora do Código
Público alvo: Todo público interessado em aprender os conceitos básicos de programação de um computador, especialmente alunos, professores e demais profissionais do ensino básico (fundamental e médio), ensino profissionalizante, e ensino superior (graduação e pós-graduação)
Duração: 1 hora por oficina
Nível: Introdutório


Horário Local Vagas
Segunda, 07 de dezembro de 2015
08h00 às 09h00 Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) 120
09h30 às 10h30 Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) 120
11h00 às 12h00 Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) 120
14h00 às 15h00 Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) 120
15h30 às 16h30 Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) 120
17h00 às 18h00 Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) 120
19h00 às 20h00 Laboratórios A102, A103, A303, A309 (IMD/UFRN) 120
20h30 às 21h30 Laboratórios A102, A103, A303*, A309 (IMD/UFRN) 120
Terça, 08 de dezembro de 2015
08h00 às 09h00 Laboratórios A102, A104, A303, A305 (IMD/UFRN) 120
09h30 às 10h30 Laboratórios A102, A104, A303, A305 (IMD/UFRN) 120
11h00 às 12h00 Laboratórios A102, A104, A303, A305 (IMD/UFRN) 120
14h00 às 15h00 Laboratórios A102, A104, A304 (IMD/UFRN) 90
15h30 às 16h30 Laboratórios A102, A104, A304 (IMD/UFRN) 90
17h00 às 18h00 Laboratórios A102, A104, A304 (IMD/UFRN) 90
19h00 às 20h00 Laboratório A104 (IMD/UFRN) 30
20h30 às 21h30 Laboratório A104 (IMD/UFRN) 30
Quarta, 09 de dezembro de 2015
08h00 às 09h00 Laboratórios A103, A303, A305, A309 (IMD/UFRN) 120
09h30 às 10h30 Laboratórios A103, A303, A305, A309 (IMD/UFRN) 120
11h00 às 12h00 Laboratórios A103, A303, A305, A309 (IMD/UFRN) 120
14h00 às 15h00 Laboratórios A103, A303, A309 (IMD/UFRN) 90
15h30 às 16h30 Laboratórios A103, A303, A309* (IMD/UFRN) 90
17h00 às 18h00 Laboratórios A103, A303, A309 (IMD/UFRN) 90
19h00 às 20h00 Laboratórios A103, A104, A309 (IMD/UFRN) 90
20h30 às 21h30 Laboratórios A103, A104, A309 (IMD/UFRN) 90
Quinta, 10 de dezembro de 2015
08h00 às 09h00 Laboratórios A101, A303, A305 (IMD/UFRN) 90
09h30 às 10h30 Laboratórios A101, A303, A305 (IMD/UFRN) 90
11h00 às 12h00 Laboratórios A101, A303, A305 (IMD/UFRN) 90
14h00 às 15h00 Laboratórios A104, A304 (IMD/UFRN) 60
15h30 às 16h30 Laboratórios A104, A304 (IMD/UFRN) 60
17h00 às 18h00 Laboratórios A104, A304 (IMD/UFRN) 60
19h00 às 20h00 Laboratórios A101, A104 (IMD/UFRN) 60
20h30 às 21h30 Laboratórios A101, A104 (IMD/UFRN) 60
Sexta, 11 de dezembro de 2015
08h00 às 09h00 Laboratórios A102, A104, A304, A307 (IMD/UFRN) 120
09h30 às 10h30 Laboratórios A102, A104, A304, A307 (IMD/UFRN) 120
11h00 às 12h00 Laboratórios A102, A104, A304, A307 (IMD/UFRN) 120
14h00 às 15h00 Laboratórios A102, A103, A104, A304, A309 (IMD/UFRN) 150
15h30 às 16h30 Laboratórios A102, A103, A104, A304, A309 (IMD/UFRN) 150
17h00 às 18h00 Laboratórios A102, A103, A104, A304, A309 (IMD/UFRN) 150
Sábado, 12 de dezembro de 2015
08h00 às 09h00 Laboratórios A104, A304, A309 (IMD/UFRN) 90
09h30 às 10h30 Laboratórios A104, A304, A309 (IMD/UFRN) 90
11h00 às 12h00 Laboratórios A104, A304, A309 (IMD/UFRN) 90
14h00 às 15h00 Laboratórios A101, A102, A103, A104, A304, A305, A309 (IMD/UFRN) 210
15h30 às 16h30 Laboratórios A101, A102, A103, A104, A304, A305, A309 (IMD/UFRN) 210
17h00 às 18h00 Laboratórios A101, A102, A103, A104, A304, A305, A309 (IMD/UFRN) 210

De segunda 14 de dezembro a quarta 16 de dezembro de 2015

Atividades: Minicursos de artes, design e programação voltados ao desenvolvimento de jogos
Público alvo: Todo público interessado em aprender a desenvolver jogos, especialmente alunos, professores e demais profissionais do ensino básico (fundamental e médio), ensino profissionalizante, e ensino superior (graduação e pós-graduação)
Duração: 6 horas por minicurso
Nível: Introdutório e avançado


Horário Minicurso Categoria Nível Ministrante(s) Local Vagas
Segunda, 14 de dezembro de 2015
09h00 às 12h00 01: Desenvolvimento de jogos com Construct 2 (Parte 1) Motores de jogos Introdutório Wendell Oliveira Sala A307 (IMD/UFRN) 30
02: Desenvolvimento de jogos com Unity 5 (Turma1 - Parte 1) Motores de jogos Introdutório Isaac Beserra,
Lucas Câmara
Sala A103 (IMD/UFRN) 30
03: Criação de quadrinhos (Parte 1) Artes e design Introdutório João Bosco Sala A306 (IMD/UFRN) 20
14h00 às 17h00 01: Desenvolvimento de jogos com Construct 2 (Parte 2) Motores de jogos Introdutório Wendell Oliveira Sala A307 (IMD/UFRN) 30
02: Desenvolvimento de jogos com Unity 5 (Turma 1 - Parte 2) Motores de jogos Introdutório Isaac Beserra,
Lucas Câmara
Sala A103 (IMD/UFRN) 30
03: Criação de quadrinhos (Parte 2) Artes e design Introdutório João Bosco Sala A306 (IMD/UFRN) 20
Terça, 15 de dezembro de 2015
09h00 às 12h00 04: Game design (Parte 1) Artes e design Introdutório Tendson Silva Sala B321 (IMD/UFRN) 40
05: Roteirização (Parte 1) Artes e design Introdutório João Bosco Sala A306 (IMD/UFRN) 20
14h00 às 17h00 04: Game design (Parte 2) Artes e design Introdutório Tendson Silva Sala B321 (IMD/UFRN) 40
05: Roteirização (Parte 2) Artes e design Introdutório João Bosco Sala A306 (IMD/UFRN) 20
18h00 às 21h00 06: Modelagem de cenários e personagens 2D (Parte 1) Artes e design Introdutório Narto Júnior Sala A305 (IMD/UFRN) 30
Quarta, 16 de dezembro de 2015
09h00 às 12h00 07: Programação com Scratch (Parte 1) Algoritmos e programação Introdutório João Neto Guimarães Sala A305 (IMD/UFRN) 30
08: Personagens inteligentes para jogos (Parte 1) Algoritmos e programação Avançado (necessita boas noções de programação com C++) Caio Freitas Sala A309 (IMD/UFRN) 30
09: Desenvolvimento de jogos com Unity 5 (Turma 2 - Parte 1) Motores de jogos Introdutório Isaac Beserra,
Lucas Câmara
Sala A103 (IMD/UFRN) 30
14h00 às 17h00 07: Programação com Scratch (Parte 2) Algoritmos e programação Introdutório João Neto Guimarães Sala A305 (IMD/UFRN) 30
08: Personagens inteligentes para jogos (Parte 2) Algoritmos e programação Avançado (necessita boas noções de programação com C++) Caio Freitas Sala A309 (IMD/UFRN) 30
09: Desenvolvimento de jogos com Unity 5 (Turma 2 - Parte 2) Motores de jogos Introdutório Isaac Beserra,
Lucas Câmara
Sala A103 (IMD/UFRN) 30
18h00 às 21h00 06: Modelagem de cenários e personagens 2D (Parte 2) Artes e design Introdutório Narto Júnior Sala A305 (IMD/UFRN) 30

De quinta 17 de dezembro a sexta 18 de dezembro de 2015

Atividades:
  • 3º Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos-RN 2015);
  • 2º Workshop de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico (WPJDEB 2015).
Público alvo: Todo público interessado na área de jogos, especialmente alunos, professores e demais profissionais do ensino básico (fundamental e médio), ensino profissionalizante, e ensino superior (graduação e pós-graduação)
Local: Auditório B205 do IMD/UFRN


Horário Atividade Participantes
Quinta, 17 de dezembro de 2015
08h00 às 09h00 Credenciamento
09h00 às 09h30 Apresentação cultural
09h30 às 10h00 Abertura do evento
10h00 às 12h00 Mesa-redonda:
Avanços realizados na área de jogos digitais no RN,
novas oportunidades e desafios
Bosco Freire (Sebrae-RN)
Charles Madeira (IMD-UFRN)
Emerson Alencar (Senai-RN)
Marcelo Barbosa (IFRN)
Tiago Souza (UnP)

Mediador: André Brito
12h00 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 16h45 Apresentação dos artigos aceitos para publicação
16h45 às 17h15 Intervalo para coffee-break
17h15 às 19h00 Mesa-redonda:
Evolução dos jogos no contexto dos esportes
eletrônicos
Aderson "Potiguar" Jamier (Jogador profissional)
Alyson Souza (IMD-UFRN)
Victor Vasconcelos (Saga Entretenimento)
Wanderson Bruno (Narrador profissional)

Mediador: Isaac Fernandes
Sexta, 18 de dezembro de 2015
08h00 às 09h00 Apresentação de jogos do Festival
  • Switch Alien
  • Super Turbo Arcade 3000
  • Dataflow
  • Fiery Rescue
  • Mathmare
  • Color BOOM
  • Unfold
  • Shino: The Shadow of the Night
  • The Hidden Key Mystery
  • TryZ
09h00 às 10h00 Palestra:
Núcleo Avançado em Educação (Nave)
Fernanda Sarmento e Julio Horta (Oi Futuro)
10h00 às 11h00 Palestra:
Design metodológico para avaliar games e evidências da utilização em sala de aula
Filomena Moita (UEPB)
11h00 às 12h00 Palestra:
Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE)
Carla Alexandre (Joy Street)
12h00 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 15h45 Mesa-redonda:
Desafios do uso de jogos digitais como ferramentas
pedagógicas
Carla Alexandre (Joy Street)
Eduardo Aranha (DIMAp-UFRN)
Fernanda Sarmento (Oi Futuro)
Filomena Moita (UEPB)
Sandro Cordeiro (NEI-UFRN)

Mediador: Roger Tavares
15h45 às 16h45 Palestra:
Arte conceitual para jogos
Hugo Vaz (Behold Studios)
16h45 às 17h15 Intervalo para coffee-break
17h15 às 18h15 Palestra:
Produção da trilha sonora do jogo Toren
Vinícius Kleinsorgen (Novastrike Soundscape)
18h15 às 19h00 Plenária e premiação das competições:
Desafio Games & Educação
Festival de Jogos

As inscrições no EPoGames 2015 podem ser realizadas de duas formas:

  • Inscrição em Oficina da Hora do Código
  • Inscrição em Workshops e Minicursos

É importante verificar que:
  • O número de vagas será limitado de acordo com a atividade selecionada (Oficina, Workshops e/ou Minicursos);
  • Para se inscrever em Minicurso(s), é necessário também estar inscrito(a) nos Workshops;
  • A inscrição nos Workshops dará direto a participar de todas as atividades dos dias 17 e 18 de dezembro;
  • Todo artigo deve ter pelo menos um dos autores inscrito nos Workshops para que seja publicado nos anais do evento;
  • Todo jogo deve ter pelo menos um dos autores inscrito nos Workshops para que possa participar do Festival de Jogos;
  • A confirmação da inscrição nos Workshops e Minicursos ocorrerá apenas após a confirmação de pagamento do boleto bancário.


Categorias Participantes 2015
09/Novembro até 06/Dezembro 07/Dezembro até 13/Dezembro 14/Dezembro até 16/Dezembro
Oficina da Hora do Código Profissionais, professores e alunos do ensino superior, professores e alunos do ensino básico ou técnico Gratuito Gratuito -----
Minicurso (individual) Profissionais, professores e alunos do ensino superior, professores e alunos do ensino básico ou técnico R$ 10,00 R$ 10,00 -----
Workshops Profissionais e pesquisadores R$ 40,00 R$ 50,00 R$ 50,00
Alunos de pós-graduação R$ 30,00 R$ 40,00 R$ 40,00
Alunos de graduação R$ 20,00 R$ 30,00 R$ 30,00
Professores do ensino básico ou técnico R$ 15,00 R$ 20,00 R$ 20,00
Alunos do ensino básico ou técnico R$ 10,00 R$ 15,00 R$ 15,00

Jogos, Entretenimento, Educação, Inovação e Empreendedorismo

Ao longo das últimas duas décadas, o mercado de jogos digitais passou de uma pequena indústria de nicho para uma área gigantesca da indústria do entretenimento. Os jogos têm aberto novas perspectivas e aumentado bastante o seu nível de importância no mundo atual, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista cultural, educativo, estratégico e tecnológico. Com a popularização da internet, dos consoles de vídeo game, e dos dispositivos móveis, grandes são os esforços para torná-los cada vez mais úteis em diversas áreas de aplicação que eram inesperadas anteriormente, tais como o treinamento militar, o ensino médico, a gestão de emergências, a educação, o planejamento de cidades, a engenharia espacial, a produção de filmes, a publicidade, etc., permitindo que uma grande quantidade de usuários possam tirar proveito das potencialidades oferecidas por estas aplicações.

A crescente imersão das camadas mais jovens da sociedade no mundo dos jogos digitais e o aumento da participação familiar nessa atividade são fortes motivadores para o uso da plataforma dos jogos digitais como instrumento de comunicação e aprendizado. Essa massificação do uso da plataforma dos jogos deu origem a uma nova área conhecida como Jogos Sérios. Além disso, a comunidade internacional também percebeu que a ideia dos jogos poderia ser utilizada em aplicações diferente de jogos, criando uma outra área chamada Gamificação com o intuito de aplicar elementos de jogos e técnicas de game design para motivar as pessoas nas suas atividades, promovendo a tão esperada mudança de comportamento.

As barreiras estão, portanto, desaparecendo. A cada ano, mais e mais pessoas são capazes de enxergar os jogos e suas vertentes como poderosas ferramentas devido às vantagens do uso da sua tecnologia. Além disso, os novos consoles de vídeo game estão desafiando noções bem estabelecidas de interatividade, criando uma nova realidade que possibilita o desenvolvimento de uma infinidade de aplicações em diversas áreas que podem facilitar bastante as tarefas do cotidiano.

Neste sentido, além das diversas iniciativas internacionais, novas medidas também estão sendo tomadas pelo governo brasileiro, uma vez que vem despertado pouco a pouco para as potencialidades existentes nos jogos digitais. É o caso do relatório publicado pelo BNDES em 2014, contendo um mapeamento da indústria brasileira e global de jogos digitais, que deu subsídios para a abertura de editais de fomentação à área de jogos sérios através do Ministério das Comunicações em 2014 e 2015.

Em relação à região Nordeste especificamente, a matéria de capa da Revista TI Nordeste de outubro de 2015 apresenta um cenário bastante promissor para o mercado regional de jogos digitais.



Você sabe a diferença entre Jogos para Entretenimento, Jogos Sérios e Gamificação?
Além disso, sabe por que há um interesse crescente no uso de jogos no contexto educacional e na gamificação de tarefas cotidianas?

Caso tenha interesse em respostas a esses questionamentos, o vídeo abaixo poderá ser útil!


Entrevista do programa Educação em Pauta IFRN, veiculada pela TV Câmara em 30/05/2015



Você gostaria de aprender as bases de programação de computadores brincando?

Caso tenha interesse, venha participar do Movimento Internacional da Hora do Código e convide outras pessoas a também vir participar deste grande evento!


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A Comissão Organizadora do EPoGames 2015 convida a todos que atuam na área de jogos, que sejam voltados ao entretenimento, capacitação, treinamento, educação ou qualquer outro fim, à submeterem seus trabalhos em uma das seguintes trilhas:


  • Artigos: artigos com foco em pesquisa, desenvolvimento, extensão e inovação, de acordo com as temáticas do evento. As submissões para essa trilha deverão ser efetuadas eletronicamente através do sistema EasyChair, que pode ser acessado através do botão abaixo. Faça login na sua conta do EasyChair, selecione a opção "New submission" no menu e preencha as informações do seu artigo. Caso ainda não tenha conta no EasyChair, crie uma conta com seus dados pessoais e efetue o procedimento de submissão;


    Data limite para submissão dos artigos: 02 de dezembro de 2015 09 de dezembro de 2015 11 de dezembro de 2015

  • Jogos: jogos independentes, em formato digital, apresentando demo jogável (em desenvolvimento ou completo). As submissões para essa trilha deverão ser efetuadas via formulário de inscrição específico, que pode ser acessado através do botão abaixo.


    Data limite para submissão dos jogos: 09 de dezembro de 2015 11 de dezembro de 2015

Para cada trabalho aceito, ao menos um autor deverá se registrar nos Workshops do evento para apresentação do trabalho. Artigos aceitos serão publicados nos anais do evento e serão disponibilizados em formato digital. Os autores dos trabalhos são responsáveis por se manterem atualizados com relação às informações e datas importantes do evento.




A publicação de artigos é adequada para relatos curtos sobre trabalhos de pesquisa, desenvolvimento, extensão e inovação, completos ou em andamento, no tema dos jogos. Os artigos podem ser escritos em Português ou Inglês. Todas as contribuições devem ser trabalhos originais ainda não publicados. Trabalhos que tenham sido publicados anteriormente ou que estejam sendo submetidos simultaneamente em forma semelhante para qualquer veículo de publicação (conferências, congressos, revistas, etc.) não serão aceitos.

Os artigos serão avaliados por um processo de revisão duplo-cega e, portanto, não poderão incluir qualquer informação que permita sua identificação (nomes, afiliações, auto-referências explícitas, nomes de projetos, agradecimentos, etc). Eles devem conter no mínimo 2 e no máximo 4 páginas e seguir o formato solicitado pelo Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), que pode ser acessado abaixo.

Formato em MS-Word

Formato em Latex




A lista de assuntos de interesse no domínio dos jogos inclui, mas não está limitada a:

Computação:

  • Arquiteturas e motores de jogos
  • Inteligência artificial aplicada a jogos
  • Computação gráfica
  • Realidade virtual e aumentada
  • Processos e ferramentas de desenvolvimento
  • Interação humano-computador
  • Som interativo e 3D
  • Modelos e infraestrutura para jogos em rede
  • Modelagem física
  • Modelagem procedural
Artes e Design
  • Técnicas de modelagem e animação
  • Métodos, processos e ferramentas para artes e design
  • Design conceitual
  • Criação de arte promocional
  • Processos de criação
  • Narrativas
  • Quests e mecânicas
  • Design de níveis
  • Design de interfaces
  • Gamificação de processos
Educação
  • Ensino e aprendizagem com jogos
  • Ensino da programação de jogos
  • Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos educativos
  • Análise da aprendizagem a partir de jogos
  • Simuladores para apoiar o ensino/aprendizagem
  • Realidade virtual e aumentada na educação
  • Ambientes tridimensionais para o ensino/aprendizagem
  • Gamificação na educação
Cultura
  • História dos jogos
  • Impacto dos jogos em comunidades
  • Impacto dos jogos em áreas diversas
    • Trabalho
    • Educação
    • Saúde
    • Psicologia
    • Mídia
    • Juventude
    • Violência
    • Sociedade
Indústria
  • Empreendedorismo na área de jogos digitais
  • Estratégia organizacional na indústria de jogos digitais
  • Formação dos profissionais para a indústria de jogos digitais
  • Games, clusters e cidades criativas
  • Indies na indústria de jogos digitais
  • Inovação na indústria de jogos digitais
  • Internacionalização de empresas de desenvolvimento de jogos digitais
  • Metodologias de gestão de projetos na indústria de jogos digitais
  • Modelos de negócio nas empresas de jogos digitais
  • Políticas públicas na indústria de jogos digitais


O Festival de Jogos está relacionado com o WJogos-RN 2015, sendo uma ótima oportunidade para divulgação de jogos desenvolvidos por alunos e professores das diversas instituições. Além disso, também é uma ótima forma de mostrar trabalhos em andamento e captar novos recursos humanos para trabalhar nos respectivos projetos. Por isso, não precisa esperar que os jogos estejam em nível "profissional". É necessário apenas que um cenário do jogo (demo jogável) esteja disponível.

Os jogos deverão ser submetidos em uma das seguintes categorias:

  • PC/Web: voltada a jogos executados em computadores pessoais, demandando ou não algum tipo de instalação adicional, e jogos acessíveis via navegador web com ou sem a necessidade de se instalar algum tipo de plugin;
  • Mobile: voltada a jogos para tablets, celulares, smartwatches e dispositivos portáteis em geral.

Os jogos submetidos ao Festival participarão de uma competição em "voto popular" para escolher qual será o melhor. Aqueles que forem considerados finalistas também farão parte de uma mostra de jogos que será realizada durante o WJogos-RN 2015.

Cada participante do Festival deverá concordar com as regras oficiais e com as decisões tomadas pelos organizadores e pelos avaliadores do evento. Leia atentamente as Instruções e Regras de participação no Festival para submeter o seu trabalho.


Instituto Metrópole Digital (IMD)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Natal/RN

Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, é conhecida por suas belezas naturais, lindas praias, dunas, lagoas e coqueirais. É também conhecida como Cidade do Sol, porque o sol brilha durante o ano todo e só descansa nos períodos de chuva entre março e julho. Além dessas vantagens, Natal é considerada a cidade que possui o ar mais puro da América do Sul e possui um dos mais belos litorais do Brasil, que se estende por mais de 400 quilômetros e um povo hospitaleiro que recebe os visitantes de braços abertos. Ponta Negra é a praia mais badalada da cidade, com infra-estrutura de hotéis, restaurantes e vida noturna bem agitada. As praias mais paradisíacas ficam nas cidades vizinhas, destacando-se Pirangi, Barra de Tabatinga e Pipa ao sul da capital, assim como Genipabu e Maracajaú ao norte.

Filomena Moita

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande/PB, CV

Pedagoga, especialista em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios, mestra em Educação e doutora em Educação na área de concentração em Educação Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa. Faz parte do corpo permanente dos Programas de Pós-graduação Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Mestrado Profissional em Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual da Paraíba. Produtora de material didático, Coordenadora do controle acadêmico e do Estágio Supervisionado do Curso de Administração EAD da Coordenadoria Institucional de Programas Especiais - CIPE/UEPB. Com publicações em periódicos especializados e eventos nacionais e internacionais, capítulos de livros e livros publicados. Possui 4 softwares educativos sobre games no ensino. Coordenadora do Grupo de Pesquisa TDAC - Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento. Pesquisa sobre games e outros artefatos digitais, aquisição do conhecimento e tecnologias assistivas, letramento digital, EAD e formação de professores.



Fernanda Sarmento

Oi Futuro, Rio de Janeiro/RJ, CV

Coordenação do Núcleo Avançado em Educação (NAVE) do Rio de Janeiro

Vinícius Kleinsorgen

Novastrike Soundscape, Rio de Janeiro/RJ, CV

Composer, Orchestrator, Arranger, Sampling Engineer. Co-fundador da empresa de áudio para jogos e mídias Novastrike Soundscape, a qual foi responsável pela produção da trilha sonora do jogo Toren, lançado para PlayStation 4 e PC. Especializado principalmente em trabalhos orquestrais, mas aberto aos mais variados estilos, começou a trabalhar com música para jogos em 2011, em um dos projetos de jogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Carla Alexandre

Joy Street, Recife/PE, CV

Coordenação pedagógica na Joy Street.



Hugo Vaz

Behold Studios, Brasília/DF, CV

Artista com foco interação, marketing e cultura, além de interesse em áreas complementares. Co-fundador da Behold Studios, empresa responsável pelo desenvolvimento dos jogos Knights of Pen and Paper e Chroma Squad (vencedor do festival de jogos do SBGames 2015), dentre tantos outros. Tem licenciatura em Design Gráfico pela Universidade de Brasília e Especialização em Jogos Digitais pelo Instituto Superior de Educação de Brasília.

Coordenação Geral

Coordenador: Charles Madeira (IMD/UFRN)
Vice-coordenador: André Campos (DIMAp/UFRN)

Coordenação de Atividades

Apresentação Cultural: Alyson Souza (IMD/UFRN)
Artigos: José Guilherme Santa Rosa (DEART/UFRN)
Desafio Games & Educação: Eduardo Aranha (DIMAp/UFRN)
Festival de Jogos: Isaac Fernandes (IMD/UFRN)
Hora do Código: Charles Madeira (IMD/UFRN)
Mesas-redondas: André Campos (DIMAp/UFRN)
Minicursos: André Brito (IMD/UFRN)
Palestras: Rogério Tavares (DEART/UFRN)

Contatos da Coordenação

Informações gerais: charles@imd.ufrn.br
Informações sobre submissão de artigos: jguilhermesantarosa@gmail.com
Informações sobre submissão de jogos: isaacfranco@imd.ufrn.br




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