O II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames 2016) será realizado no período de 7 a 12 de novembro de 2016 nas instalações físicas do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e contará com a oferta de minicursos, apresentações de trabalhos, mesas-redondas e palestras com pesquisadores e empresários de renome nacional. Além disso, o evento propõe duas competições: o Desafio Games & Educação e um Festival de Jogos.

Neste ano o EPoGames congrega cinco eventos:

  • Movimento Internacional da Hora do Código 2016;
  • 4º Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos-RN 2016);
  • 3º Workshop de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico (WPJDEB 2016);
  • 1ª Escola Regional (Norte/Nordeste) de Realidade Virtual;
  • Liga da UFRN de Esportes Eletrônicos.

Escola Regional de Realidade Virtual

A Escola Regional de Realidade Virtual é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que realiza este ano a sua 1ª edição Norte/Nordeste, tendo como objetivo principal reunir docentes, discentes, profissionais e empresários interessados na área de Realidade Virtual com o objetivo principal de difundir a pesquisa e incentivar a criação de novas empresas na área, a partir das oportunidades que estão sendo criadas no mercado com o lançamento de novos dispositivos comerciais de baixo custo. Além disso, busca-se integrar profissionais de áreas diversas como medicina, comunicação, artes visuais, design, computação, psicologia, entre outras, e demonstrar a todos a utilização da Realidade Virtual como uma ferramenta eficaz para suas tarefas cotidianas.



As oficinas da Hora do Código serão realizadas durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da UFRN que acontecerá de 19 a 21 de outubro de 2016.


Horário Atividade Participantes
13h00 às 14h00 Credenciamento dos Workshops
14h00 às 14h30 Abertura dos Workshops
14h30 às 15h45 Palestra:
Entre a Dor e a Delícia: Processo de Desenvolvimento de Jogos Digitais na Universidade
Profa. Dra. Lynn Alves (UNEB)
15h45 às 17h00 Palestra:
Tecnologias Digitais na Sala de Aula: Desafios e Perspectivas com a Robótica Educacional no Recife
Prof. Esp. Jadson Amorim (Prefeitura da Cidade do Recife)
17h00 às 19h00 Mesa-redonda:
Jogos Digitais e Pensamento Computacional nas Escolas
Profa. Dra. Lynn Alves (UNEB)
Prof. Esp. Jadson Amorim (Prefeitura da Cidade do Recife)
BsC. Eliudson Silva (Prefeitura Municipal do Natal)
Mediador: Prof. Dr. Charles Madeira (UFRN)
19h00 às 20h00 Coquetel de abertura

Horário Atividade Participantes
08h00 às 10h00 Apresentação de artigos completos (Sala B205)
  1. 08:00 - 08:20: Artigo 6 - Produção de Jogos Digitais usando o Scratch: Uma Experiência no Ensino Médio com Estudantes no Curso Técnico de Suporte e Manutenção de Informática
  2. 08:20 - 08:40: Artigo 12 - Proposta de Oficina para Estimular o Raciocínio Lógico e Computacional Baseado em Atividades de Computação Desplugada e Gamificação
  3. 08:40 - 09:00: Artigo 23 - Pokémon Go e as Estratégias de Marketing Digital
  4. 09:00 - 09:20: Artigo 25 - A estética dos jogos e dos videogames
  5. 09:20 - 09:40: Artigo 26 - O Jogo do Futebol ZEN
  6. 09:40 - 10:00: Artigo 29 - Design de jogo digital sobre a UFRN
10h00 às 12h00 Minicursos
  1. Jogos Digitais e Sistemas Gamificados: Metodologia para análise de competências na Utilização de Jogos Digitais Educativos
  2. RPG no Ensino da História Africana e Afro-brasileira
  3. A Relevância da Gamificação na Escola Contemporânea: Novas Práticas no Ensino de Matemática
  4. Construct 2
12h00 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 15h15 Palestra:
Formação na Área de Jogos Digitais
Prof. MsC. Rodrigo Motta (Facisa)
15h15 às 16h30 Palestra:
Pequenos Projetos Trazem Grandes Responsabilidades
Esp. Alessandro Martinello (Swordtales Games)
16h30 às 17h00 Intervalo para coffee-break
17h00 às 19h00 Mesa-redonda:
Desenvolvimento e Comercialização de Jogos Digitais no Brasil
Prof. MsC. Rodrigo Motta (Facisa)
Esp. Alessandro Martinello (Swordtales Studios)
Prof. MsC. Tiago Sousa (IFRN)
Mediador: Prof. Dr. Charles Madeira (UFRN)

Horário Atividade Participantes
08h00 às 12h00
  • Desafio Games & Educação

  • Festival de Jogos Digitais
    1. Cock Fighter
    2. Enigma of the Sphinx
    3. FriendZone
    4. Gamigami Invaders
    5. God of Metal
    6. Jogo do Futebol ZEN
    7. jogo-simulador Kimera: Cidades Imaginárias
    8. O Diário de Darwin
    9. One For Sorrow
    10. PruPru Tales
    11. Railgunners
    12. RGB8
    13. SignsGame
    14. Soulmancer
    15. Switch Alien
    16. The Hidden Key Mystery
    17. UFRN: The Video Game
    18. Wonder Wings
    19. YASG
10h00 às 12h00 Minicursos
  1. Jogos Digitais e Sistemas Gamificados: Metodologia para análise de competências na Utilização de Jogos Digitais Educativos
  2. RPG no Ensino da História Africana e Afro-brasileira
  3. A Relevância da Gamificação na Escola Contemporânea: Novas Práticas no Ensino de Matemática
  4. Construct 2
12h00 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 16h00
  • Apresentação de artigos completos (Sala B205)
    1. 14:00 - 14:20: Artigo 2 - Coloração de Grafos Aplicado na Resolução do Sudoku
    2. 14:20 - 14:40: Artigo 3 - A Jogabilidade Assimétrica e Suas Influências na Experiência de Jogo
    3. 14:40 - 15:00: Artigo 5 - Um Sistema de Captura de Movimentos de Baixo Custo para Animação de Personagens
    4. 15:00 - 15:20: Artigo 15 - Características Empáticas Humanas em Personagens Clássicas de Videogame Pixel Art
    5. 15:20 - 15:40: Artigo 16 - Efeitos de Distorção de Lentes Parametrizáveis a 1000+ FPS
    6. 15:40 - 16:00: Artigo 19 - Terra Libras: Um serious game para auxiliar no aprendizado de Libras

  • Apresentação de artigos resumidos (Sala B203)
    1. 14:00 - 14:20: Artigo 1 - Desenvolvimento de um Escalonador de Cenas para motores de jogos
    2. 14:20 - 14:40: Artigo 11 - Math Play: Uma Plataforma de Minijogos de Matemática para Estudantes do Ensino Fundamental
    3. 14:40 - 15:00: Artigo 18 - Uma Proposta de Utilização de Jogos Sérios no Auxílio ao Diagnóstico da Discalculia
    4. 15:00 - 15:20: Artigo 21 - Uma Proposta de Utilização de Jogos Sérios para Auxiliar na Identificação da Dislalia em Crianças
16h00 às 16h30 Intervalo para coffee-break
16h30 às 17h45 Palestra:
Design de Níveis de Jogos
Prof. MsC. Tiago Sousa (IFRN)
17h45 às 19h00 Palestra:
Massive Work Studio: Os Desafios e Processos no Desenvolvimento do Dolmen
Pedro Henrique Bastos Lima de Souza (Massive Work Studio)
Felipe de Souza Gurgel Machado (Massive Work Studio)
Berilo Wanderley (Massive Work Studio)
19h00 às 19h30 Encerramento dos Workshops e premiações

Horário Atividade Participantes
08h00 às 09h00 Credenciamento da Escola
09h00 às 09h30 Abertura da Escola
09h30 às 10h45 Palestra:
Introdução à Realidade Virtual e Aumentada
Prof. MsC. Alyson Souza (UFRN)
10h45 às 12h00 Palestra:
Reabilitação Virtual
Prof. Dr. Rummenigge Dantas (UFRN)
12h00 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 15h30 Palestra:
Realidade Virtual e Aplicações em Saúde
Prof. Dr. Ronei Moraes (UFPB)
15h30 às 16h00 Intervalo para coffee-break
16h00 às 17h30 Palestra:
Quanto falta para chegarmos ao Holodeck?
Prof. Dr. Esteban Clua (UFF)

Horário Atividade Participantes
09h00 às 10h00 Palestra:
Laboratório de Jogos Digitais e Realidade Virtual do IMD-UFRN
Prof. Dr. Charles Madeira (UFRN)
Prof. MsC. Alyson Souza (UFRN)
10h00 às 10h30 Demonstrações de Equipamentos de Realidade Virtual
10h30 às 12h00 Palestra:
Realidade Aumentada: Além do Pokémon GO
Prof. Dr. João Teixeira (UFRPE)
12h00 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 16h00 Palestra:
Desenvolvimento de Jogos Digitais com a Unreal Engine
Sr. Paulo Souza (Epic Games)
16h00 às 16h30 Intervalo para coffee-break
16h30 às 18h00 Mesa-redonda:
Realidade Virtual, Jogos Digitais e Entretenimento
Sr. Paulo Souza (Epic Games)
Prof. Dr. Esteban Clua (UFF)
...
18h00 às 18h30 Encerramento da Escola

Horário Atividade Participantes
09h00 às 10h00 Abertura do Desafio Universitário de League of Legends
10h00 às 13h00
  • Artigos
    • Data de início para submissão dos artigos: 15 de setembro de 2016
    • Data limite para submissão de artigos: 20 de outubro de 2016, 27 de outubro de 2016 30 de outubro de 2016
    • Notificação dos resultados: 01 de novembro de 2016 03 de novembro de 2016
    • Envio da versão final dos artigos: 05 de novembro de 2016
  • Minicursos
    • Data de início para submissão dos minicursos: 15 de setembro de 2016
    • Data limite para submissão de minicursos: 20 de outubro de 2016, 27 de outubro de 2016 30 de outubro de 2016
    • Notificação dos resultados: 01 de novembro de 2016 03 de novembro de 2016
  • Festival de Jogos
    • Data de início para submissão dos jogos: 15 de setembro de 2016
    • Data limite para submissão dos jogos: 20 de outubro de 2016, 27 de outubro de 2016 30 de outubro de 2016
    • Notificação dos resultados: 01 de novembro de 2016 03 de novembro de 2016

A Comissão Organizadora do EPoGames 2016 convida a todos que atuam na área de jogos, que sejam voltados ao entretenimento, capacitação, treinamento, educação ou qualquer outro fim, à submeterem seus trabalhos em uma das seguintes trilhas:


  • Artigos: artigos com foco em pesquisa, desenvolvimento, extensão e inovação, de acordo com as temáticas do evento. As submissões para essa trilha deverão ser efetuadas eletronicamente através do sistema EasyChair, que pode ser acessado através do botão abaixo. Faça login na sua conta do EasyChair, selecione a opção "New submission" no menu e preencha as informações do seu artigo. Caso ainda não tenha conta no EasyChair, crie uma conta com seus dados pessoais e efetue o procedimento de submissão;
    Data limite para submissão dos artigos: 20 de outubro de 2016, 27 de outubro de 2016 30 de outubro de 2016

  • Minicursos: minicursos sobre temas de interesse para a comunidade de jogos digitais e realidade virtual, de acordo com as temáticas do evento. As submissões para essa trilha deverão ser efetuadas eletronicamente através do sistema EasyChair, que pode ser acessado através do botão abaixo. Faça login na sua conta do EasyChair, selecione a opção "New submission" no menu e preencha as informações do seu artigo. Caso ainda não tenha conta no EasyChair, crie uma conta com seus dados pessoais e efetue o procedimento de submissão;
    Data limite para submissão dos minicursos: 20 de outubro de 2016, 27 de outubro de 2016 30 de outubro de 2016

  • Jogos: jogos independentes, em formato digital, apresentando demo jogável (em desenvolvimento ou completo). As submissões para essa trilha deverão ser efetuadas via formulário de inscrição específico, que pode ser acessado através do botão abaixo.
    Data limite para submissão dos jogos: 20 de outubro de 2016, 27 de outubro de 2016 30 de outubro de 2016

Para cada trabalho aceito, ao menos um autor deverá se registrar nos Workshops do evento para apresentação do trabalho. Artigos aceitos serão publicados nos anais do evento e serão disponibilizados em formato digital pelo CEUR-WS. Os autores dos trabalhos são responsáveis por se manterem atualizados com relação às informações e datas importantes do evento.




A publicação de artigos é adequada para relatos curtos sobre trabalhos de pesquisa, desenvolvimento, extensão e inovação, completos ou em andamento, no tema dos jogos. Os artigos podem ser escritos em Português ou Inglês. Todas as contribuições devem ser trabalhos originais ainda não publicados. Trabalhos que tenham sido publicados anteriormente ou que estejam sendo submetidos simultaneamente em forma semelhante para qualquer veículo de publicação (conferências, congressos, revistas, etc.) não serão aceitos.

Os artigos serão avaliados por um processo de revisão duplo-cega e, portanto, não poderão incluir qualquer informação que permita sua identificação (nomes, afiliações, auto-referências explícitas, nomes de projetos, agradecimentos, etc).

Os artigos completos devem conter no mínimo 8 e no máximo 12 páginas.
Os artigos resumidos devem conter no mínimo 5 e no máximo 7 páginas.
Nos dois casos os autores devem seguir o formato solicitado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A lista de assuntos de interesse no domínio dos jogos inclui, mas não está limitada a:

Computação:

  • Arquiteturas e motores de jogos
  • Inteligência artificial aplicada a jogos
  • Computação gráfica
  • Processos e ferramentas de desenvolvimento
  • Interação humano-computador
  • Som interativo e 3D
  • Modelos e infraestrutura para jogos em rede
  • Modelagem física
  • Modelagem procedural
Realidade Virtual
  • Aplicações de realidade virtual
  • Aplicações de realidade aumentada
  • Jogos em realidade virtual
  • Jogos em realidade aumentada
  • Inovações em técnicas de realidade virtual e/ou realidade aumentada
Artes e Design
  • Técnicas de modelagem e animação
  • Métodos, processos e ferramentas para artes e design
  • Design conceitual
  • Criação de arte promocional
  • Processos de criação
  • Narrativas
  • Quests e mecânicas
  • Design de níveis
  • Design de interfaces
  • Gamificação de processos
Educação
  • Ensino e aprendizagem com jogos
  • Ensino da programação de jogos
  • Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos educativos
  • Análise da aprendizagem a partir de jogos
  • Simuladores para apoiar o ensino/aprendizagem
  • Realidade virtual e aumentada na educação
  • Ambientes tridimensionais para o ensino/aprendizagem
  • Gamificação na educação
Cultura
  • História dos jogos
  • Impacto dos jogos em comunidades
  • Impacto dos jogos em áreas diversas
    • Trabalho
    • Educação
    • Saúde
    • Psicologia
    • Mídia
    • Juventude
    • Violência
    • Sociedade
Indústria
  • Empreendedorismo na área de jogos digitais
  • Estratégia organizacional na indústria de jogos digitais
  • Formação dos profissionais para a indústria de jogos digitais
  • Games, clusters e cidades criativas
  • Indies na indústria de jogos digitais
  • Inovação na indústria de jogos digitais
  • Internacionalização de empresas de desenvolvimento de jogos digitais
  • Metodologias de gestão de projetos na indústria de jogos digitais
  • Modelos de negócio nas empresas de jogos digitais
  • Políticas públicas na indústria de jogos digitais


Minicursos são eventos de curta duração sobre um tópico relevante para a área de jogos digitais. Tais cursos oferecem oportunidades a alunos, educadores e pesquisadores atualizarem-se em temas diversos sobre o desenvolvimento e uso dos jogos digitais. Os minicursos terão a duração de quatro 4 (horas) e serão apresentados em Português.

Os minicursos serão avaliados por um processo de revisão duplo-cega e, portanto, não poderão incluir qualquer informação que permita sua identificação (nomes, afiliações, auto-referências explícitas, nomes de projetos, agradecimentos, etc).

Eles devem conter 2 páginas e seguir o formato solicitado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).


O Festival de Jogos se mostra como uma ótima oportunidade para divulgação de jogos desenvolvidos por alunos e professores das diversas instituições. Além disso, também é uma ótima forma de mostrar trabalhos em andamento e captar novos recursos humanos para trabalhar nos respectivos projetos. Por isso, não precisa esperar que os jogos estejam em nível "profissional". É necessário apenas que um cenário do jogo (demo jogável) esteja disponível.

Os jogos deverão ser submetidos em uma das seguintes categorias:

  • PC/Web: voltada a jogos executados em computadores pessoais, demandando ou não algum tipo de instalação adicional, e jogos acessíveis via navegador web com ou sem a necessidade de se instalar algum tipo de plugin;
  • Mobile: voltada a jogos para tablets e smartphones.

Os jogos submetidos ao Festival participarão de uma competição em "voto popular" para escolher qual será o melhor. Aqueles que forem considerados finalistas também farão parte de uma mostra de jogos que será realizada durante o EPoGames 2016.

Cada participante do Festival deverá concordar com as regras oficiais e com as decisões tomadas pelos organizadores e pelos avaliadores do evento. Leia atentamente as Instruções e Regras de participação no Festival para submeter o seu trabalho.

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As inscrições no EPoGames 2016 podem ser realizadas de duas formas:

  • Inscrição nos Workshops WJogos-RN e WPJDEB
  • Inscrição na Escola Regional de Realidade Virtual

É importante verificar que:
  • O número de vagas será limitado de acordo com a atividade selecionada (Workshops e/ou Escola);
  • A inscrição nos Workshops dará direto a participar de todas as atividades dos dias 07 a 09 de novembro;
  • A inscrição na Escola dará direto a participar de todas as atividades dos dias 10 a 11 de novembro;
  • Todo artigo deve ter pelo menos um dos autores inscrito nos Workshops para que seja publicado nos anais do evento;
  • Todo jogo deve ter pelo menos um dos autores inscrito nos Workshops para que possa participar do Festival de Jogos.


Categorias Participantes 2016
01/Outubro até 31/Outubro 01/Novembro até 09/Novembro
Escola de Regional de Realidade Virtual Profissionais, professores e alunos do ensino superior, professores e alunos do ensino básico ou técnico Gratuito Gratuito
Workshops WJogos-RN e WPJDEB Profissionais, professores e alunos do ensino superior, professores e alunos do ensino básico ou técnico Gratuito Gratuito

Auditório B205 do Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT)
Instituto Metrópole Digital (IMD)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Natal/RN

Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, é conhecida por suas belezas naturais, lindas praias, dunas, lagoas e coqueirais. É também conhecida como Cidade do Sol, porque o sol brilha durante o ano todo e só descansa nos períodos de chuva entre março e julho. Além dessas vantagens, Natal é considerada a cidade que possui o ar mais puro da América do Sul e possui um dos mais belos litorais do Brasil, que se estende por mais de 400 quilômetros e um povo hospitaleiro que recebe os visitantes de braços abertos. Ponta Negra é a praia mais badalada da cidade, com infra-estrutura de hotéis, restaurantes e vida noturna bem agitada. As praias mais paradisíacas ficam nas cidades vizinhas, destacando-se Pirangi, Barra de Tabatinga e Pipa ao sul da capital, assim como Genipabu e Maracajaú ao norte.

Lynn Alves

Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador/BA, CV

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestre (1998) e Doutora (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre Cultura digital e suas interfaces, especialmente sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB). E organiza e coordena há onze anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. As produções do grupo de pesquisa encontram-se disponíveis na URL: www.comunidadesvirtuais.pro.br.



Jadson Amorim

Prefeitura da Cidade do Recife, Recife/PE, CV

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (Habilitação em Biologia) e especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985). Atualmente é professor de ciências e biologia do Governo do Estado de Pernambuco - Secretaria de Educação e professor II da Prefeitura da Cidade do Recife. Atualmente exerce a função de Especialista em Informática na Educação, na área de formação de professores, atuando principalmente com: EAD, software livre e robótica. É coordenador do Programa Robótica na Escola.

Rodrigo Motta

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Campina Grande/PB, CV

Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é Professor do Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Consultor para Jogos Educativos da UNESCO TV Escola. É sócio-fundador e diretor criativo da startup Kaipora Digital; Tem experiência na área de Design de Produto com ênfase em Webdesign, Interfaces, Design de Games e Histórias em Quadrinhos Digitais.



Alessandro Martinello

Swordtales Studios, Porto Alegre/RS, CV

Graduado em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2008) e especialista em Jogos digitais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2011). Atualmente é Diretor de criação da Swordtales Studios e Produtor acelerado da Game Founders. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.



Tiago Sousa

Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Ceará Mirim/RN, CV

Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação e graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fundador da Flowkore Entertainment, onde exerceu as funções de Game Designer e Programador. Foi professor do curso de Jogos Digitais da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa) e Universidade Potiguar (UnP). É professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência em programação, modelagem tridimensional, animação, game design, estereoscopia, rede neural perceptron de múltiplas camadas e equalizador neural.



Pedro Bastos

Massive Work Studio, Natal/RN, CV

Diretor de comunicação da Massive Work Studio.



Alyson Souza

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, CV

Mestre em Sistemas e Computação na linha de Computação Gráfica e Inteligência Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Ciência da Computação também pela mesma instituição. Desenvolvedor Android e iOS com aplicações publicadas. Pesquisador com interesse em Jogos Digitais, Simulações, Computação Móvel e Realidade Virtual. É atualmente Professor do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Rummenigge Dantas

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, CV

Possui graduação em Ciências da Computação e mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui experiência na área de Realidade Virtual, Sistemas Distribuidos e Aplicações Mutimídia, com ênfase no desenvolvimento de Ambientes Virtuais para Web.



Ronei Moraes

Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, CV

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pós-doutorado na Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. Realizou um segundo pós-doutorado no Institut de Recherche en Informatique (IRIT) da Universidade de Toulouse III - Paul Sabatier, em Toulouse, França. Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba. É atuante na área interdisciplinar, nos seguintes temas: métodos estatísticos, análise espacial em saúde, criminalidade, mudanças climáticas; conjuntos nebulosos ("fuzzy sets"); reconhecimento de padrões, inteligência artificial, ensino virtual; educação a distância; "serious games"; realidade virtual e métodos de avaliação de treinamentos baseados em realidade virtual. Publicou mais de 65 artigos em periódicos, 10 capítulos de livro e mais de 200 artigos em congressos científicos. Depositou 4 patentes de produtos tecnológicos no INPI e registrou 14 programas de computador. É membro de Comitês de Programa de diversos congressos nacionais e internacionais nas áreas citadas acima, bem como revisor nos periódicos: Revista Árvore, Boletim de Ciências Geodésicas, Advances in Space Research, IEEE Transactions on Fuzzy Systems, IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters, Knowledge-Based Systems, International Journal of Machine Learning and Cybernetics e Engineering Applications of Artificial Intelligence. Também participa do corpo editorial da Revista Tempus: Actas de Saúde Coletiva.



Esteban Clua

Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, CV

Professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab e vice-diretor do Instituto de Computação da UFF, jovem cientista do nosso Estado pela FAPERJ em 2009 e 2013. Possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs e visualização. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital), tendo sido presidente da Comissão Especial de Jogos da SBC entre 2010 e 2014. Atualmente é o representante para o Brasil do Technical Committee de Entretenimento Digital da International Federation of Information Processing (IFIP) e membro honorário do conselho diretivo da Abragames (Associação Brasileira de Desenvolvimento de Games). Em 2015 foi nomeado NVIDIA Fellow (único na America Latina). Em 2007 recebeu o prêmio da ABRAGAMES como o maior contribuidor da academia para a indústria de jogos digitais no Brasil. É professor colaborador da Florida International University, pesquisador colaborador do grupo Camera Cultura, do Medialab MIT e da Universidade Católica do Peru. Esteban é membro do comitê de programa das mais importantes conferências na área de entretenimento digital. Atualmente é coordenador do Centro de Excelência da NVIDIA no Brasil, que funciona no instituto de computação da Universidade Federal Fluminense. É diretor da Casa da Ciência Virtual, instalado na Universidade Federal Fluminense, com projetos para difusão de inovação e tecnologias para escolas mediante jogos e realidade virtual. Faz parte do conselho de inovação da Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, membro da comissão permanente do Rio Criativo, membro do Fórum permanente de Inovação e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e membro do conselho da Agência de Inovação da UFF. Desde 2014 vem atuando como colaborador para o ministério das comunicações para o InovaApps e StartUp Brasil para o CNPq. Ao longo dos últimos 5 anos participou ativamente na incubação e criação de diversas empresas de entretenimento digital no Estado do Rio de Janeiro. Em 2014 recebeu o premio Prata da Casa, dado pela UFF, sendo reconhecido como o segundo melhor docente da Universidade no ano e destacando-se pela sua atuação de aproximação da universidade com a indústria regional de Tecnologia da Informação.



Paulo Souza

EPIC Games, Recife/PE, CV

Tem mais de uma década de experiência na indústria de jogos, ajudando empresas a levantar capital, criar e desenvolver videogames em escala mundial para PCs, consolas, smartphones e tablets. Fez parte de equipes de concepção e desenvolvimento de diversos produtos, acumulando experiência técnica, executiva e financeira, além de habilidades de gestão de metodologias ágeis. Fundou a Preloud Entertainment e foi produtor da Playlore. Atualmente é evagelizador do Unreal Engine pela Epic Games.



João Teixeira

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife/PE, CV

Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas embarcados, atuando principalmente nos seguintes temas: interação, dispositivos de interação, Realidade Virtual e Aumentada, computação de alto desempenho, programação paralela.

Coordenação Geral

Coordenador: Eduardo Aranha (DIMAp/UFRN)
Vice-coordenador: Charles Madeira (IMD/UFRN)
Comitê científico: Isabel Nunes (IMD/UFRN)
Escola regional: Alyson Souza (IMD/UFRN)

Contatos da Coordenação

Informações gerais: epogames@imd.ufrn.br

Comitê de Programa

Adriana Takahashi (UERN)
Alyson Souza (UFRN)
Ana Bahia (UDESC)
Anderson Souza (UERN)
André Campos (UFRN)
André Neves (UFPE)
Arlete Petry (UFRN)
Bruno Carvalho (UFRN)
Carlos Fonseca (UERN)
Charles Madeira (UFRN)
Cléber Corrêa (USP)
Creto Vidal (UFC)
Eduardo Aranha (UFRN)
Esteban Clua (UFF)
Fernando Trinta (UFC)
Filomena Moita (UEPB)
Gabriel Gagliano (UFRN)
Giordano Cabral (UFPE)
Isaac Oliveira Filho (UERN)
Isabel Nunes (UFRN)
João Teixeira (UFPE)
José Gilvan Maia (UFC)
José Guilherme Santa Rosa (UFRN)
Liliane Machado (UFPB)
Lynn Alves (UNEB)
Márcia Lucena (UFRN)
Mário Rodrigues (Universidade de Aveiro)
Rogério Tavares (UFRN)
Ruth Contreras (Universidade Autônoma de Barcelona)
Selan Rodrigues (UFRN)
Verônica Teichrieb (UFPE)




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