O II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento
e Educação (EpoGames 2016)
será realizado no período de 7 a 12 de novembro de 2016 nas instalações físicas do
Instituto Metrópole Digital (IMD)
da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
e contará com a oferta de minicursos, apresentações de
trabalhos, mesas-redondas e palestras com pesquisadores e empresários de renome nacional. Além
disso, o evento propõe duas competições: o
Desafio Games & Educação
e um Festival de Jogos.
Neste ano o EPoGames congrega cinco eventos:
A Escola Regional de Realidade Virtual é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que realiza este ano a sua 1ª edição Norte/Nordeste, tendo como objetivo principal reunir docentes, discentes, profissionais e empresários interessados na área de Realidade Virtual com o objetivo principal de difundir a pesquisa e incentivar a criação de novas empresas na área, a partir das oportunidades que estão sendo criadas no mercado com o lançamento de novos dispositivos comerciais de baixo custo. Além disso, busca-se integrar profissionais de áreas diversas como medicina, comunicação, artes visuais, design, computação, psicologia, entre outras, e demonstrar a todos a utilização da Realidade Virtual como uma ferramenta eficaz para suas tarefas cotidianas.
As oficinas da Hora do Código serão realizadas durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da UFRN que acontecerá de 19 a 21 de outubro de 2016.
Horário | Atividade | Participantes |
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13h00 às 14h00 | Credenciamento dos Workshops | |
14h00 às 14h30 | Abertura dos Workshops | |
14h30 às 15h45 | Palestra: Entre a Dor e a Delícia: Processo de Desenvolvimento de Jogos Digitais na Universidade |
Profa. Dra. Lynn Alves (UNEB) |
15h45 às 17h00 | Palestra: Tecnologias Digitais na Sala de Aula: Desafios e Perspectivas com a Robótica Educacional no Recife |
Prof. Esp. Jadson Amorim (Prefeitura da Cidade do Recife) |
17h00 às 19h00 | Mesa-redonda: Jogos Digitais e Pensamento Computacional nas Escolas |
Profa. Dra. Lynn Alves (UNEB) Prof. Esp. Jadson Amorim (Prefeitura da Cidade do Recife) BsC. Eliudson Silva (Prefeitura Municipal do Natal) Mediador: Prof. Dr. Charles Madeira (UFRN) |
19h00 às 20h00 | Coquetel de abertura |
Horário | Atividade | Participantes |
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08h00 às 10h00 | Apresentação de artigos completos (Sala B205)
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10h00 às 12h00 | Minicursos
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12h00 às 14h00 | Intervalo para almoço | |
14h00 às 15h15 | Palestra: Formação na Área de Jogos Digitais |
Prof. MsC. Rodrigo Motta (Facisa) |
15h15 às 16h30 | Palestra: Pequenos Projetos Trazem Grandes Responsabilidades |
Esp. Alessandro Martinello (Swordtales Games) |
16h30 às 17h00 | Intervalo para coffee-break | |
17h00 às 19h00 | Mesa-redonda: Desenvolvimento e Comercialização de Jogos Digitais no Brasil |
Prof. MsC. Rodrigo Motta (Facisa) Esp. Alessandro Martinello (Swordtales Studios) Prof. MsC. Tiago Sousa (IFRN) Mediador: Prof. Dr. Charles Madeira (UFRN) |
Horário | Atividade | Participantes |
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08h00 às 12h00 |
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10h00 às 12h00 | Minicursos
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12h00 às 14h00 | Intervalo para almoço | |
14h00 às 16h00 |
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16h00 às 16h30 | Intervalo para coffee-break | |
16h30 às 17h45 | Palestra: Design de Níveis de Jogos |
Prof. MsC. Tiago Sousa (IFRN) |
17h45 às 19h00 | Palestra: Massive Work Studio: Os Desafios e Processos no Desenvolvimento do Dolmen |
Pedro Henrique Bastos Lima de Souza (Massive Work Studio) Felipe de Souza Gurgel Machado (Massive Work Studio) Berilo Wanderley (Massive Work Studio) |
19h00 às 19h30 | Encerramento dos Workshops e premiações |
Horário | Atividade | Participantes |
---|---|---|
08h00 às 09h00 | Credenciamento da Escola | |
09h00 às 09h30 | Abertura da Escola | |
09h30 às 10h45 | Palestra: Introdução à Realidade Virtual e Aumentada |
Prof. MsC. Alyson Souza (UFRN) |
10h45 às 12h00 | Palestra: Reabilitação Virtual |
Prof. Dr. Rummenigge Dantas (UFRN) |
12h00 às 14h00 | Intervalo para almoço | |
14h00 às 15h30 | Palestra: Realidade Virtual e Aplicações em Saúde |
Prof. Dr. Ronei Moraes (UFPB) |
15h30 às 16h00 | Intervalo para coffee-break | |
16h00 às 17h30 | Palestra: Quanto falta para chegarmos ao Holodeck? |
Prof. Dr. Esteban Clua (UFF) |
Horário | Atividade | Participantes |
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09h00 às 10h00 | Palestra: Laboratório de Jogos Digitais e Realidade Virtual do IMD-UFRN |
Prof. Dr. Charles Madeira (UFRN) Prof. MsC. Alyson Souza (UFRN) |
10h00 às 10h30 | Demonstrações de Equipamentos de Realidade Virtual | |
10h30 às 12h00 | Palestra: Realidade Aumentada: Além do Pokémon GO |
Prof. Dr. João Teixeira (UFRPE) |
12h00 às 14h00 | Intervalo para almoço | |
14h00 às 16h00 | Palestra: Desenvolvimento de Jogos Digitais com a Unreal Engine |
Sr. Paulo Souza (Epic Games) |
16h00 às 16h30 | Intervalo para coffee-break | |
16h30 às 18h00 | Mesa-redonda: Realidade Virtual, Jogos Digitais e Entretenimento |
Sr. Paulo Souza (Epic Games) Prof. Dr. Esteban Clua (UFF) ... |
18h00 às 18h30 | Encerramento da Escola |
Horário | Atividade | Participantes |
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09h00 às 10h00 | Abertura do Desafio Universitário de League of Legends | |
10h00 às 13h00 |
A Comissão Organizadora do EPoGames 2016 convida a todos que atuam na área de jogos, que sejam voltados ao entretenimento, capacitação, treinamento, educação ou qualquer outro fim, à submeterem seus trabalhos em uma das seguintes trilhas:
A publicação de artigos é adequada para relatos curtos sobre trabalhos
de pesquisa, desenvolvimento, extensão e inovação, completos ou
em andamento, no tema dos jogos. Os artigos podem ser escritos em Português ou Inglês.
Todas as contribuições devem ser trabalhos originais ainda não publicados.
Trabalhos que tenham sido publicados anteriormente ou que estejam sendo submetidos simultaneamente em forma
semelhante para qualquer veículo de publicação (conferências, congressos, revistas, etc.) não serão aceitos.
Os artigos serão avaliados por um processo de revisão duplo-cega e, portanto,
não poderão incluir qualquer informação que permita sua identificação
(nomes, afiliações, auto-referências explícitas, nomes de projetos, agradecimentos, etc).
Os artigos completos devem conter no mínimo 8 e no máximo 12 páginas.
Os artigos resumidos devem conter no mínimo 5 e no máximo 7 páginas.
Nos dois casos os autores devem seguir o
formato
solicitado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A lista de assuntos de interesse no domínio dos jogos inclui, mas não está limitada a:
Computação:
Minicursos são eventos de curta duração sobre um tópico relevante para a área de jogos digitais. Tais cursos oferecem oportunidades
a alunos, educadores e pesquisadores atualizarem-se em temas diversos sobre o desenvolvimento e uso dos jogos digitais.
Os minicursos terão a duração de quatro 4 (horas) e serão apresentados em Português.
Os minicursos serão avaliados por um processo de revisão duplo-cega e, portanto,
não poderão incluir qualquer informação que permita sua identificação
(nomes, afiliações, auto-referências explícitas, nomes de projetos, agradecimentos, etc).
Eles devem conter 2 páginas e seguir o
formato
solicitado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
O Festival de Jogos se mostra como uma ótima oportunidade para
divulgação de jogos desenvolvidos por alunos e professores das diversas instituições. Além disso, também é uma ótima forma
de mostrar trabalhos em andamento e captar novos recursos humanos para trabalhar nos respectivos projetos. Por isso, não
precisa esperar que os jogos estejam em nível "profissional". É necessário apenas que
um cenário do jogo (demo jogável) esteja disponível.
Os jogos deverão ser submetidos em uma das seguintes categorias:
As inscrições no EPoGames 2016 podem ser realizadas de duas formas:
Categorias | Participantes | 2016 | ||
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01/Outubro até 31/Outubro | 01/Novembro até 09/Novembro | |||
Escola de Regional de Realidade Virtual | Profissionais, professores e alunos do ensino superior, professores e alunos do ensino básico ou técnico | Gratuito | Gratuito | |
Workshops WJogos-RN e WPJDEB | Profissionais, professores e alunos do ensino superior, professores e alunos do ensino básico ou técnico | Gratuito | Gratuito |
Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, é conhecida por suas belezas naturais, lindas praias, dunas, lagoas e coqueirais. É também conhecida como Cidade do Sol, porque o sol brilha durante o ano todo e só descansa nos períodos de chuva entre março e julho. Além dessas vantagens, Natal é considerada a cidade que possui o ar mais puro da América do Sul e possui um dos mais belos litorais do Brasil, que se estende por mais de 400 quilômetros e um povo hospitaleiro que recebe os visitantes de braços abertos. Ponta Negra é a praia mais badalada da cidade, com infra-estrutura de hotéis, restaurantes e vida noturna bem agitada. As praias mais paradisíacas ficam nas cidades vizinhas, destacando-se Pirangi, Barra de Tabatinga e Pipa ao sul da capital, assim como Genipabu e Maracajaú ao norte.
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestre (1998) e Doutora (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre Cultura digital e suas interfaces, especialmente sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB). E organiza e coordena há onze anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. As produções do grupo de pesquisa encontram-se disponíveis na URL: www.comunidadesvirtuais.pro.br.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (Habilitação em Biologia) e especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985). Atualmente é professor de ciências e biologia do Governo do Estado de Pernambuco - Secretaria de Educação e professor II da Prefeitura da Cidade do Recife. Atualmente exerce a função de Especialista em Informática na Educação, na área de formação de professores, atuando principalmente com: EAD, software livre e robótica. É coordenador do Programa Robótica na Escola.
Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é Professor do Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Consultor para Jogos Educativos da UNESCO TV Escola. É sócio-fundador e diretor criativo da startup Kaipora Digital; Tem experiência na área de Design de Produto com ênfase em Webdesign, Interfaces, Design de Games e Histórias em Quadrinhos Digitais.
Graduado em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2008) e especialista em Jogos digitais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2011). Atualmente é Diretor de criação da Swordtales Studios e Produtor acelerado da Game Founders. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.
Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação e graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fundador da Flowkore Entertainment, onde exerceu as funções de Game Designer e Programador. Foi professor do curso de Jogos Digitais da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa) e Universidade Potiguar (UnP). É professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência em programação, modelagem tridimensional, animação, game design, estereoscopia, rede neural perceptron de múltiplas camadas e equalizador neural.
Mestre em Sistemas e Computação na linha de Computação Gráfica e Inteligência Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Ciência da Computação também pela mesma instituição. Desenvolvedor Android e iOS com aplicações publicadas. Pesquisador com interesse em Jogos Digitais, Simulações, Computação Móvel e Realidade Virtual. É atualmente Professor do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Possui graduação em Ciências da Computação e mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui experiência na área de Realidade Virtual, Sistemas Distribuidos e Aplicações Mutimídia, com ênfase no desenvolvimento de Ambientes Virtuais para Web.
Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pós-doutorado na Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. Realizou um segundo pós-doutorado no Institut de Recherche en Informatique (IRIT) da Universidade de Toulouse III - Paul Sabatier, em Toulouse, França. Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba. É atuante na área interdisciplinar, nos seguintes temas: métodos estatísticos, análise espacial em saúde, criminalidade, mudanças climáticas; conjuntos nebulosos ("fuzzy sets"); reconhecimento de padrões, inteligência artificial, ensino virtual; educação a distância; "serious games"; realidade virtual e métodos de avaliação de treinamentos baseados em realidade virtual. Publicou mais de 65 artigos em periódicos, 10 capítulos de livro e mais de 200 artigos em congressos científicos. Depositou 4 patentes de produtos tecnológicos no INPI e registrou 14 programas de computador. É membro de Comitês de Programa de diversos congressos nacionais e internacionais nas áreas citadas acima, bem como revisor nos periódicos: Revista Árvore, Boletim de Ciências Geodésicas, Advances in Space Research, IEEE Transactions on Fuzzy Systems, IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters, Knowledge-Based Systems, International Journal of Machine Learning and Cybernetics e Engineering Applications of Artificial Intelligence. Também participa do corpo editorial da Revista Tempus: Actas de Saúde Coletiva.
Professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab e vice-diretor do Instituto de Computação da UFF, jovem cientista do nosso Estado pela FAPERJ em 2009 e 2013. Possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs e visualização. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital), tendo sido presidente da Comissão Especial de Jogos da SBC entre 2010 e 2014. Atualmente é o representante para o Brasil do Technical Committee de Entretenimento Digital da International Federation of Information Processing (IFIP) e membro honorário do conselho diretivo da Abragames (Associação Brasileira de Desenvolvimento de Games). Em 2015 foi nomeado NVIDIA Fellow (único na America Latina). Em 2007 recebeu o prêmio da ABRAGAMES como o maior contribuidor da academia para a indústria de jogos digitais no Brasil. É professor colaborador da Florida International University, pesquisador colaborador do grupo Camera Cultura, do Medialab MIT e da Universidade Católica do Peru. Esteban é membro do comitê de programa das mais importantes conferências na área de entretenimento digital. Atualmente é coordenador do Centro de Excelência da NVIDIA no Brasil, que funciona no instituto de computação da Universidade Federal Fluminense. É diretor da Casa da Ciência Virtual, instalado na Universidade Federal Fluminense, com projetos para difusão de inovação e tecnologias para escolas mediante jogos e realidade virtual. Faz parte do conselho de inovação da Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, membro da comissão permanente do Rio Criativo, membro do Fórum permanente de Inovação e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e membro do conselho da Agência de Inovação da UFF. Desde 2014 vem atuando como colaborador para o ministério das comunicações para o InovaApps e StartUp Brasil para o CNPq. Ao longo dos últimos 5 anos participou ativamente na incubação e criação de diversas empresas de entretenimento digital no Estado do Rio de Janeiro. Em 2014 recebeu o premio Prata da Casa, dado pela UFF, sendo reconhecido como o segundo melhor docente da Universidade no ano e destacando-se pela sua atuação de aproximação da universidade com a indústria regional de Tecnologia da Informação.
Tem mais de uma década de experiência na indústria de jogos, ajudando empresas a levantar capital, criar e desenvolver videogames em escala mundial para PCs, consolas, smartphones e tablets. Fez parte de equipes de concepção e desenvolvimento de diversos produtos, acumulando experiência técnica, executiva e financeira, além de habilidades de gestão de metodologias ágeis. Fundou a Preloud Entertainment e foi produtor da Playlore. Atualmente é evagelizador do Unreal Engine pela Epic Games.
Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas embarcados, atuando principalmente nos seguintes temas: interação, dispositivos de interação, Realidade Virtual e Aumentada, computação de alto desempenho, programação paralela.
Coordenador: Eduardo Aranha (DIMAp/UFRN)
Vice-coordenador: Charles Madeira (IMD/UFRN)
Comitê científico: Isabel Nunes (IMD/UFRN)
Escola regional: Alyson Souza (IMD/UFRN)
Informações gerais: epogames@imd.ufrn.br
Adriana Takahashi (UERN)
Alyson Souza (UFRN)
Ana Bahia (UDESC)
Anderson Souza (UERN)
André Campos (UFRN)
André Neves (UFPE)
Arlete Petry (UFRN)
Bruno Carvalho (UFRN)
Carlos Fonseca (UERN)
Charles Madeira (UFRN)
Cléber Corrêa (USP)
Creto Vidal (UFC)
Eduardo Aranha (UFRN)
Esteban Clua (UFF)
Fernando Trinta (UFC)
Filomena Moita (UEPB)
Gabriel Gagliano (UFRN)
Giordano Cabral (UFPE)
Isaac Oliveira Filho (UERN)
Isabel Nunes (UFRN)
João Teixeira (UFPE)
José Gilvan Maia (UFC)
José Guilherme Santa Rosa (UFRN)
Liliane Machado (UFPB)
Lynn Alves (UNEB)
Márcia Lucena (UFRN)
Mário Rodrigues (Universidade de Aveiro)
Rogério Tavares (UFRN)
Ruth Contreras (Universidade Autônoma de Barcelona)
Selan Rodrigues (UFRN)
Verônica Teichrieb (UFPE)